standard-title Quem somos

Quem somos

CLÍNICA GASTROBESE: 18 ANOS DE HISTÓRIA

Clínica Gastrobese iniciou suas atividades em 1999 quando o Dr Carlos Augusto S. Madalosso realizou o primeiro procedimento bariátrico na era do by-pass Gástrico (BPG). Na ocasião, a clínica era situada na Policlínica Passo Fundo. A opção técnica foi o BPG proposto pelo Dr. Raphael Capella – EUA, sendo realizada por acesso aberto. Pois foi em 27 de outubro de 1999 que um projeto de trabalho em equipe multiprofissional, que mais darde constituir-se-ia na Clínica Gastrobese, tinha seu início.

Uma nova concepção de médicos trabalhando ao lado de nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas aprimorou muito os resultados desta modalidade de tratamento o que vinha motivando, no Brasil e em todo mundo, a criação de equipes bariátricas multidisciplinares e multiprofissionais. Embora nesta ocasião uma equipe de suporte rudimentar já houvesse sido iniciada, ainda estavam sendo organizados protocolos e treinados profissionais para que auxiliassem neste desafio. Evidentemente que no início não tínhamos o conhecimento atual do metabolismo do paciente obeso e tampouco equipamentos hoje disponíveis.

Quando iniciamos, a mortalidade mundial do procedimento oscilava de 1 a 2%. Quatro operações foram realizadas neste ano e, infelizmente, em uma delas tivemos insucesso. Neste sofrido momento, em que a continuidade do projeto estava ameaçado de ser interrompido, resistimos firmes graças ao apoio dos Drs Carlos Antonio Madalosso, diretor do Instituto de Gastroenterologia e Coloproctologia de Passo Fundo, serviço que gentilmente hospedou a clínica Gastrobese por mais de 10 anos, e do Dr. Luiz Amauri Palma, competentíssimo pneumo-intensivista que muito nos auxiliou e incentivou na retomada deste desafio garantindo um excelente suporte clínico.

Após este fato, continuamos perseguindo a cirurgia ideal, e muito melhoramos com o aprendizado adquirido no serviços do Prof. Arthur Garrido Jr, ao qual demonstramos imensa gratidão pelo apoio e incentivo no início da prática de cirurgia bariátrica. Ainda, Dr Mathias Fobi, na Califórnia e Dr Raphael Capella, em New Jersey, foram de fundamental relevância no polimento técnico. De fato, isso nos possibilitou que passássemos conduzir as cirurgias com período reduzido de internação hospitalar. Esta prática foi de fundamental relevância na redução de complicações infecciosas e trombo-embólicas associadas à obesidade, aumentando muito a segurança do tratamento bariátrico.

Em 2005 iniciamos com a cirurgia do Bypass Gástrico por acesso laparoscópico. No ano seguinte, com o incentivo e orientação do Dr Richard Gurski (orientador) e Dr Fernando Fornari ( Co-orientador) a clínica iniciava sua participação na área científica que além de várias publicações científicas internacionais, resultou na dissertação de mestrado (UFRGS) dos Drs Carlos Augusto e, em seguida do Dr Daniel Navarini.

Em 2011, já em nossa nova sede, o Dr Nilton Kawahara realizava os dois primeiros casos de Sleeve Gástrico. Técnica essa que hoje figura como a técnica mais realizada nos EUA assim como em nosso serviço. Em 2014 nova conquista científica: conclusão de doutorado pela UFRGS do Dr Carlos Augusto. Nossa casuística ao longo desses 18 anos consta de cerca de 800 cirurgias abertas e 1400 Bypass Gástrico e 300 sleeve laparoscópicos, e 270 cirurgias bariátricas revisionais. Em nossa série a mortalidade de 0,08%, com taxa de ocupação de leito hospitalar de 1,12 dias.

Atualmente a Gastrobese conta com 10 profissionais médicos que atendem as especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cabeça e Pescoço, Cirurgia Digestiva, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia digestiva, Gastroenterologia, Intensivismo, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Odontologia (ortodontia) e Psicologia.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 08h00 às12h00 e das 13h30 às 18h30.

 

Superior

Deixe uma resposta

Carregando…