post-title Dia mundial do diabeteshttps://i1.wp.com/www.clinicagastrobese.com.br/wp-content/uploads/Snap_2017.11.24_14h26m20s_008_.jpg?fit=799%2C425 2017-11-14 14:27:05 yes noPostado por

Dia mundial do diabetes

Dia 14 de novembro talvez tenha passado desapercebido em seu calendário, mas foi um dia importante para sua saúde, foi o dia de combate ao diabetes. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com Diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico […]

Postado por

Dia 14 de novembro talvez tenha passado desapercebido em seu calendário, mas foi um dia importante para sua saúde, foi o dia de combate ao diabetes. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com Diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. O Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela elevação de glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeito na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas.

É importante que o paciente compareça às consultas regularmente para receber orientações sobre a doença e seu tratamento. Só um especialista saberá indicar de forma correta:
– A orientação nutricional adequada
– Como evitar complicações
– Como usar insulina e outros medicamentos
– Como usar os aparelhos que medem a glicose (glicosímetro) e as canetas de insulina
– Fornecer informações sobre atividade física
– Fornecer orientações de como proceder em situações de hipo e de hiperglicemia
Esse aprendizado é fundamental não só para o bom controle do diabetes como também para garantir autonomia e independência ao paciente. É muito importante que ele realize suas atividades de rotina, viajar ou praticar esportes com muito mais segurança. É importante o envolvimento dos familiares com o tratamento do paciente diabético, visto que, muitas vezes, há uma mudança de hábitos,requerendo a adaptação de todo o núcleo familiar.

 Alguns Mitos e Verdades sobre o Diabetes:

1) MITO: Se você tem Diabetes Tipo 2 e é comunicado pelo médico que deverá começar a usar insulina, isso significa que você falhou no tratamento?
Para a maioria das pessoas, o Diabetes Tipo 2 é uma doença progressiva. Assim que diagnosticadas, muitas conseguem manter seu nível de glicose normal apenas com uso de medicamentos orais, planejamento alimentar e atividade física. Ao longo do tempo, no entanto, o organismo produz cada vez menos insulina. A medicação pode não ser suficiente para controlar a taxa de glicemia. Usar insulina para controlar a glicose é uma coisa boa, não ruim.

2) MITO: Pessoas com Diabetes não podem comer doces ou chocolate
Doces e chocolates podem ser consumidos por pessoas com diabetes, se estiverem dentro de um planejamento alimentar combinado com exercícios físicos. Há algum tempo deixaram de ser proibidos. O “ pulo do gato” em relação aos doces e chocolates é que eles devem ser consumidos em pequenas porções e em ocasiões especiais, ou seja, nesses dias você poderá focar as refeições em opções mais saudáveis, permitindo a ingestão de doces. Outra dica importante é evitar pular refeições.

3) MITO: Pessoas com Diabetes devem comer alimentos especiais para diabetes?
Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, principalmente saturada e trans, moderada em sal e açúcar, privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas. Comida “dietética” quase sempre não oferece benefícios extras. Alguns desses produtos ainda contribuem para aumentar os níveis de glicose, geralmente são mais caros e podem até ter efeito laxante. A alimentação saudável é aquela indicada pela equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, cardiologistas, podólogos e enfermeiros.

 

Deixe uma resposta

Carregando…
%d blogueiros gostam disto: